O que é o vitiligo?
É uma doença de pele caracterizada por perda de coloração local.
Como se manifesta?
Ocorre o aparecimento de manchas brancas em qualquer parte do corpo (pele, cabelos e até mucosas). Sem outros sintomas associados.
Quem pode ter vitiligo?
Pode aparecer em todas as raças e tipos de pele.
Acomete adultos e crianças, homens e mulheres.
Qual a causa destas manchas?
O vitiligo tem um componente genético, pode ocorrer mais de um caso na mesma família, mas esta chance é somente um pouco maior do que na população geral.
Uma parte dos pacientes pode ter outras doenças associadas, como doenças imunológicas principalmente tireoidites. E, devido ao aparecimento das manchas e o estigma, podem ocorrer depressão e ansiedade em alguns casos.
Episódios estressantes e traumas psicológicos podem se relacionar com aparecimento de lesões e piora das manchas em alguns pacientes.
Sintomas
Aparecimento de manchas brancas geralmente nas extremidades (mãos, pés, nariz, boca) assintomáticas e muitas vezes bilaterais (as duas mãos, os dois pés).
→ Locais de trauma (machucados) podem evoluir com despigmentação após. (Fenômeno de Koebner)
Como é feito o diagnóstico?
O médico dermatologista faz o diagnóstico através do exame clínico. Na maioria das vezes não é necessário nenhum outro exame. Somente em casos mais complexos é necessário a biópsia de pele.
Exames de sangue para descartar doenças autoimunes associadas podem ser solicitados.
Tem tratamento?
Sim, a doença pode ser controlada. O ideal é começar o quanto antes, para tentar a repigmentação das manchas. Há diversas opções e cada caso deve ser analisado individualmente. Medicações orais, pomadas, terapia com luz e até cirurgia (transferência de melanócitos) podem ser empregados. Maquiagem e camuflagem também podem ser usadas.
IMPORTANTE: NÃO é contagioso!
SOL e VITILIGO
As manchas brancas são mais sensíveis ao sol, pois não têm a proteção da melanina. Por isso, o paciente com vitiligo precisa ter atenção redobrada e utilizar roupas e protetor solar para evitar queimaduras solares.
Lembre-se: Apesar de não ter cura, o vitiligo pode ser controlado para auxiliar no retorno da cor e estabilização das lesões. Muitos pacientes sofrem com a autoestima e precisam de acompanhamento psicológico.
Na dúvida, procure sempre um médico dermatologista!