ENVELHECIMENTO DAS MÃOS
As mãos, assim como o rosto, são áreas que ficam muito expostas ao sol no dia-a-dia e acabam sofrendo mais com o processo de fotoenvelhecimento.
Alguns sinais são bastante característicos do processo de envelhecimento das mãos, como:
– Afinamento da pele;
– Ressecamento;
– Presença de manchas mais escuras e mais claras (melanoses e leucodermias, respectivamente);
– Presença de queratoses (lesões com alteração da coloração e do relevo);
– Diminuição da qualidade e quantidade de colágeno e elastina, evidenciados pela diminuição da elasticidade e hidratação da pele;
– Atrofia do subcutâneo, ou camada de gordura da pele;
– Proeminência de tendões e estruturas ósseas;
– Visualização de veias;
Os cuidados diários com as mãos são fundamentais para o tratamento, portanto hidratação e proteção solar são essenciais. Existem produtos no mercado que associam os dois fundamentos e que devem ser aplicados nas mãos sempre após lavá-las. É importante encontrar uma textura que seja agradável ao toque, seu dermatologista pode te auxiliar nessa escolha.
Além disso, procedimentos estéticos podem ser associados para melhorar aspectos específicos do envelhecimento. Os mais utilizados são:
– Laser e luz pulsada: geralmente associamos as duas tecnologias para tratar lesões como as melanoses e queratoses. Nesse procedimento ocorre também a estimulação de colágeno através do calor produzido durante a aplicação;
– MMP (microinfusão de medicamentos percutânea): utilizamos para tratar as lesões com diminuição da pigmentação, conhecidas como leucodermia;
– Preenchimento com ácido hialurônico: realizamos aplicação com ácido hialurônico mais denso, que tem um maior poder de preenchimento e absorção de água, estimulando a produção de colágeno e melhorando a hidratação. O ácido hialurônico também melhora a atrofia – ao repor o volume perdido – e diminui a visualização das veias, ossos e tendões proeminentes.
– Estímulo de colágeno através de bioestimuladores, que são substâncias aplicadas na pele para estimular a produção de colágeno pelos fibroblastos. A diminuição da produção de colágeno é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento.
Muitas vezes, é necessária a associação de mais de um procedimento, pois é muito comum que vários sinais do envelhecimento estejam presentes ao mesmo tempo. Quer saber mais sobre estes e outros procedimentos? Entre em contato com nossa equipe!