Ácido retinóico e derivados
O ácido retinóico e seus derivados (retinol e retinaldeído) são muito utilizados quando o assunto é rejuvenescimento. Eles promovem a renovação celular, estimulam a produção de colágeno, reorganizam as fibras elásticas e melhoram a microcirculação cutânea.
Ácido retinóico e derivados
O ácido retinóico e seus derivados (retinol e retinaldeído) são muito utilizados quando o assunto é rejuvenescimento. Eles promovem a renovação celular, estimulam a produção de colágeno, reorganizam as fibras elásticas e melhoram a microcirculação cutânea.
Todos esses benefícios são traduzidos em pele mais uniforme, mais firme, mais luminosa e toque macio. Por ser fotosenssibilizante (deixar a pele mais sensível ao sol), seu uso deve ser feito no período noturno e o uso do protetor solar durante o dia é fundamental.O ácido retinóico pode ser difícil de ser utilizado em peles mais sensíveis, devido ao seu poder irritativo. É importante o acompanhamento do dermatologista que pode optar pelos derivados – que são menos irritantes – e orientar algumas estratégias para diminuir esses efeitos colaterais, permitindo o seu uso e aproveitando ao máximo todos os seus benefícios.
Alfa-hidroxiácidos
Os alfa-hidroxiácidos são derivados de substâncias naturais, como cana-de-açúcar, iogurte e frutas. Os mais utilizados são: ácido glicólico, ácido mandélico e ácido lático. Os alfa-hidroxiácidos promovem esfoliação da camada mais superficial da pele, diminuindo a espessura da cama córnea e levando a renovação celular. Possuem ainda propriedades hidratantes e são capazes de estimular a produção de colágeno. Dessa maneira, melhoram vários aspectos da pele envelhecida como: manchas, rugas finas, aspereza e falta de viço.
Os alfa-hidróxiácidos podem causar alguns sintomas incômodos no momento da aplicação como pinicação e ardência. Peles mais sensíveis e altas concentrações favorecem o surgimento desses efeitos colaterais que podem ser contornados com a orientação adequada. Os alfa-hidroxiácidos podem ser usados durante o dia, sempre acompanhados do protetor solar.
Ácido salicílico: é um beta hidroxi-ácido, muito utilizado no tratamento da acne devido à sua ação antimicrobiana e esfoliante. A ação antimicrobiana combate um dos agentes implicados na etiologia da acne, o Cutibacterium acnes. A ação esfoliante leva à diminuição do espessamento da camada córnea (camada mais externa da pele), fator que contribui para o aparecimento das lesões de acne. O ácido salicílico é muito utilizado em tônicos e seruns e frequentemente é associado a outros ácidos, como o ácido glicólico, que melhora a penetração e potencializa sua ação. Também pode ser usado durante o dia, sempre acompanhado do protetor solar.
A associação do ácido ao tratamento básico de limpeza, hidratação e proteção solar pode ser transformador. Todos os ácidos agem na renovação celular, levando a uma melhora significativa e visível na qualidade da pele. É importante discutir este tipo de tratamento com o especialista pois é comum o aparecimento de efeitos colaterais. O dermatologista é o profissional capacitado para manejar os possíveis efeitos indesejados.
Ah, e não se esqueça, SEMPRE use protetor solar, principalmente se estiver fazendo tratamento com ácidos!