A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que provoca o relaxamento dos músculos através do bloqueio da transmissão nervosa.
Em 2000, a toxina botulínica foi aprovada para o tratamento de rugas e transpiração excessiva (hiperidrose) no Brasil.
Atualmente, a toxina botulínica é muito usada para obter o relaxamento dos músculos entre as sobrancelhas, linhas horizontais da testa e dos “pés de galinha”.
Além das áreas clássicas, podemos aplicar a toxina botulínica no contorno do rosto e pescoço. O relaxamento dos músculos depressores da face promove melhora da definição do contorno facial que é uma característica de beleza e juventude.
Também pode ser usada para o embelezamento facial, como: correção do sorriso gengival (quando a gengiva fica muito exposta ao sorrir), queixo celulítico (quando existe uma contração intensa do músculo do queixo levando a presença de pequenas depressões nesta área), abaixamento da ponta nasal durante a fala, entre outros.
A toxina também pode ser usada para controle da transpiração excessiva, uma vez que bloqueia temporariamente a transmissão nervosa para as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor.
A aplicação é feita no consultório, utilizamos agulhas curtas e finas e a dor é muito tolerável. A aplicação de anestésico tópico 20 minutos antes do procedimento é útil para os pacientes mais sensíveis.
Após o procedimento, orientamos evitar atividade física no dia da aplicação. Na maioria dos casos não se observa efeitos colaterais, mas é possível que se note leve inchaço e vermelhidão no local da aplicação, que melhoram após alguns minutos, e pequenos hematomas, que podem ser disfarçados por maquiagem corretiva.
O efeito da toxina inicia em 2-3 dias após a aplicação e em 2 semanas teremos o resultado final. Em média, depois de 3-6 meses, a toxina botulínica será reabsorvida e será necessária nova aplicação se há o desejo de manutenção dos resultados.
A toxina botulínica é uma das ferramentas mais utilizadas no processo de embelezamento e rejuvenescimento.
Você tem alguma dúvida sobre toxina botulínica?